Qual é a moeda usada na Inglaterra? Euro ou Libra?

O euro é utilizado na Inglaterra?

A Inglaterra é um dos países membros do Reino Unido, composto também por Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Apesar de estarem localizados no continente europeu, todas essas nações, incluindo a Inglaterra, possuem como sua moeda oficial a libra esterlina, e não o euro, como muitos pensam. Além dessas quatro nações, outros territórios britânicos também utilizam a moeda, como Gilbratar, Ilha de Man, Tristão da Cunha, entre outros.

Qual é a moeda usada na Inglaterra? Euro ou Libra?

O euro é utilizado por 19 dos 27 países membros da União Europeia em uma região conhecida por zona do euro. As nações que atualmente utilizam a moeda são Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

A libra esterlina

Adotada em 1971, a libra esterlina é a quarta moeda mais negociada no mundo, atrás apenas do dólar americano, do euro e da moeda japonesa iene. A palavra “libra” (pound em inglês) é um termo comum utilizado por várias moedas (como a libra egípcia por exemplo). Já a palavra esterlina (sterling) tem origem da língua francesa e inglesa no qual se refere à algo forte e indestrutível.

Está em circulação atualmente notas da moeda nos valores de £5, £10, £20 e £50. Mais recentemente, a nota de £50 passou a estampar a foto do matemático e cientista da computação Alan Turing, quem teve papel fundamental na evolução dos computadores. A nova nota pode ser visualizada neste tour online (em Inglês).