Quais países usam o euro como moeda?

  1. Home
  2. /
  3. Quais países usam o euro como moeda?

Introdução

Sendo uma das moedas mais importantes e utilizada por mais de 300 milhões de cidadãos, o euro tem um importante papel no mundo. Hoje, vamos falar sobre quais são os países que possuem o euro como moeda oficial.

História da criação do euro

A ideia de criar uma moeda única na Comunidade Econômica Europeia (CEE) teve origem ainda na década de 1970. Essa ideia teve como principais defensores alguns economistas famosos: Robert Tollison, Tommaso Padoa-Schioppa, Robert Mundell, Wim Duisenberg, Fred Arditi e Neil Dowling.

Foi pelo Tratado de Maastricht em 1992 que a ideia saiu da teoria, com inicialmente 12 países membros da CEE realizando os primeiros movimentos em direção à unificação monetária.

A Dinamarca e o Reino Unido optaram por não aderir à moeda única. Entretanto, diretrizes foram definidas para caso esses países optassem pela adoção da moeda no futuro. Em 1995 a Suécia aderiu ao tratado da União Européia, porém também optou por não aderir à moeda até o momento. Em 1997 foram estabelecidos os critérios de adesão para a moeda única no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

O primeiro nome para a moeda foi ECU (European Currency Unit). Já o nome “euro” foi atribuído pelo belga German Pirloit em uma sugestão para Jacques Santer em 1995. O valor da nova moeda foi definido pelo Conselho da União Europeia em 31 de dezembro de 1998. Entretanto, entrou em vigor apenas em 1º de janeiro de 1999 de forma não material (cheques, transferências, etc.) e em 1º de janeiro de 2002 começaram a circular notas e moedas.

Os países que usam o euro como moeda oficial

Os países da Europa que utilizam o euro compõem a chamada zona do euro, isto é, os 19 países que substituíram suas moedas pelo euro. Vamos listar abaixo cada um dos 19 países europeus que usam o euro como moeda oficial:

Áustria

A Áustria conta com uma economia social de mercado de alto padrão. Além disso, tem uma relação bastante estreita com países da União Europeia, especialmente com a Alemanha. O país conta com forte setor de serviços, expressivo e diversificado setor de indústrias e um setor agrícola pequeno, mas bem desenvolvido.

Bélgica

A Bélgica tem uma economia bastante desenvolvida, se baseando na indústria, nos serviços e no comércio. Conta também com um dos mais altos rendimentos per capita da União Europeia.

Chipre

O Chipre tem sua economia dominada pelo setor de serviços, correspondendo a cerca de 80% de seu PIB.

Croácia

A Croácia adotou o euro em Janeiro de 2023 e também tem sua economia focada em serviços, principalmente setores químicos, navais e de metal. Além disso, o turismo também é uma grande fonte de receitas para o país.

Estônia

A Estônia conta com uma economia moderna de mercado, tendo uma aproximação com o ocidente desde que adotou o euro como moeda. Além disso, o país se destaca pelo seu avanço tecnológico.

Finlândia

Com alto padrão de vida, a Finlândia se destaca pela indústria madeireira, engenharia, metalurgia, produtos eletrônicos e telecomunicações. Além disso, cerca de um terço do seu PIB vem do comércio externo.

França

A França é o principal produtor agrícola da Europa, muito por conta de terrenos férteis, tecnologia e subsídios. Conta também com um importante setor de serviços, o qual representa mais da metade do seu PIB. Além disso, o estado desempenha um papel importante no setor de utilidades, sendo controlador do fornecimento de energia, água e transporte por exemplo.

Alemanha

A Alemanha é a 4º maior economia do planeta. É também a mais elevada da Europa. Sua economia é inovadora e voltada para a exportação. Além disso, o futuro alemão está na chamada Indústria 4.0. Grécia A economia da Grécia cresce aproximadamente de 1,9% ao ano. A administração pública e o setor terciário correspondem a cerca de 80% de seu PIB.

Irlanda

Apesar de uma população pequena, o país tem uma economia muito robusta, obtida através principalmente da área de tecnologia, médica, farmacêutica e agricultura, suportada por uma mão de obra altamente qualificada. O país tem como idioma oficial o irlândes, mas o inglês é falado por quase toda população. Além disso, a ilha é a sede europeia para várias gigantes de tecnologia, como Google, Facebook, Twitter, Linkedin, PayPal e muitas outras.

Itália

Seu centro financeiro em Milão, a Itália, conta com uma economia industrial bastante diversificada e dividida. O norte do país é bastante industrializado, com foco em empresas privadas, sendo a parte que mais arrecada. Já o sul é quase inteiramente agrícola, com uma economia enfraquecida, dependendo de subsídios públicos.

Letônia

A economia da Letônia foi a economia da Europa que mais cresceu entre os anos de 2000 e 2007. O país é bastante privatizado, tendo apenas algumas empresas públicas.

Lituânia

Após muitos anos concentrando seu comércio com a Rússia, depois de 2004 ingressou na União Europeia e direcionou seu comércio com o ocidente.

Luxemburgo

Sua economia é concentrada em serviços, sendo seu PIB per capita um dos mais altos do mundo. Por outro lado, o país tem um alto custo de vida.

Malta

A economia de Malta se destaca principalmente pela indústria, turismo e comércio exterior.

Países Baixos

Os Países Baixos são um importante centro comercial europeu. Possui relações industriais bastante estáveis, baixo desemprego e um superávit expressivo no balanço comercial.

Portugal

A economia de Portugal é considerada bastante diversificada e de certa forma, resiliente. Costuma lidar muito bem com crises, como a recente pandemia. Nos últimos anos o país tem investido fortemente em atrair talentos, principalmente na área de tecnologia da informação.

Eslováquia

Na Eslováquia o que movimenta a economia, é principalmente a exploração de minérios como: cobre, zinco, ferro, chumbo e magnesite.

Eslovénia

Embora tenha passado por uma crise econômica após se separar da Iugoslávia, superou esse desafio mudando sua economia planificada para de mercado.

Espanha

A Espanha conta com a 6º maior economia da Europa. Seu PIB é de cerca de 1,57 trilhão de euros e PIB per capita na casa dos 33 mil euros.

Considerações finais

Tendo origem a partir de um projeto econômico muito complexo e desafiador, o euro existe por mais de dois séculos e trouxe muitos benefícios para a região. Quer saber mais sobre a história do euro? Confira nosso artigo completo sobre isso.

Veja também

Valor do euro

Faça o download de nossa extensão e acompanhe o valor do euro diretamente no seu browser.

© www.valordoeuro.com.br